Os desafios do setor de saneamento são muitos: envelhecimento das estruturas e equipamentos, elevado custo da energia, riscos ambientais, aumento de demanda, dificuldade no controle de perdas, entre outros. Eles são o grande motivo para as recentes ações de atualização tecnológica que, dentro do atual contexto da Indústria 4.0, convencionou-se chamar de “Saneamento 4.0”.
No Saneamento 4.0 os sistemas SCADA são parte importante deste contexto e trazem grandes benefícios operacionais quando projetados, implantados e operados de forma apropriada. A Norma ISA 112 será uma grande aliada dos profissionais envolvidos com esse tipo de tecnologia.
Confira a seguir a participação da Aquarius em importante feira do setor de saneamento e uma entrevista sobre a Norma ISA 112.
FENASAN
Participamos recentemente da mais importante feira do setor de saneamento, a FENASAN, contribuindo com a apresentação de tecnologias para coleta de dados de processo e demonstração de informações consolidadas via web de níveis de abastecimento, indicadores de perdas de água, uso eficiente de energia elétrica e, até mesmo, geração de alarmes preditivos para a manutenção de equipamentos.
Nossa participação foi em conjunto com a Digitrol, empresa especializada em Instrumentação de Processo e Analítica, que compõe o ecossistema de parceiros da Aquarius Software. Além de reforçar a importância de um sistema SCADA, como o Proficy iFIX da GE Digital, apresentamos a solução para coleta e armazenamento de dados históricos (Proficy Historian), a solução Predix APM para gestão de ativos e o Visual KPI da Transpara, para visualização web de indicadores em tempo real.
Sistemas como esses, que possibilitam a tomada de decisões em tempo real e, até mesmo, de maneira preditiva, estão impulsionado uma série de melhorias para o setor de saneamento. Tecnologias habilitadoras como o IoT, técnicas de Machine Learning e computação em nuvem possibilitam cada vez mais a aplicação de sistemas como os que trabalhamos, trazendo vantagens operacionais significativas para as empresas, impactando na gestão de custos, perdas de água e uso eficiente de energia.