Depois das indústrias, tecnologia 4.0 já se consolida no agronegócio
DCI, 21/08/2018
Aposta em sistemas de automação tem como objetivo facilitar a tomada de decisões e o acesso a informações sobre todas as etapas do processo produtivo, do campo ao embarque de produtos
Depois da agricultura de precisão, o conceito de indústria 4.0 ganha espaço desde a preparação das lavouras até o embarque de produtos para facilitar a tomada de decisões e elevar ganhos no agronegócio. De sistemas para monitorar cargas a robôs que calculam o imposto de renda, as alternativas não param de surgir.
Se na agricultura de precisão sensores e drones permitem a captação de dados que permitem uma atuação mais “precisa”, a agricultura 4.0 representa o passo seguinte, marcado pela automação, a integração de dados, a conectividade e o conteúdo digital. “O desafio é integrar esses dados de forma que eles sejam úteis para o produtor”, acrescenta a pesquisadora Sílvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária.
A Copersucar, maior comercializadora de açúcar e etanol do País, por exemplo, investiu R$ 800 mil em um sistema que permite o acompanhamento detalhado desde a chegada da carga no Porto até ao embarque no navio, no Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos, com todas as informações disponíveis em apenas uma tela ao operador.
A unidade embarca em média 600 mil toneladas por mês, ou até 14 navios por mês. Na Safra 2017/2018, a Copersucar registrou lucro líquido de R$ 147,2 milhões.
O novo sistema deve estar plenamente em funcionamento nos próximos 60 dias e a migração deve começar nesta semana. “Já tínhamos um sistema de supervisão, que é o padrão para o segmento, mas não uma integração dessas informações com o sistema de gestão”, afirma o gerente de manutenção e engenharia da Copersucar, Marcelo Latrova. “Desta forma, todos vão saber o que acontece em cada etapa do processo e será possível medir o desempenho dos equipamentos”, diz. Assim, se algo não está acontecendo da forma que deveria os ajustes necessários podem ser feitos, eliminando possíveis erros.
Este assunto também foi notícia em: Revista PS – Produtos e Serviços.