LICENCIAMENTO DE SOFTWARE GE DIGITAL PARA MÁQUINAS FÍSICAS (OFFLINE)
Neste cenário, o computador com softwares GE a serem licenciados não está conectado à internet. Utilizando um pen drive ou servidor local, os arquivos são transferidos entre o computador offline e o computador conectado à internet que se comunica com o servidor de licenças da GE.
1. Instalação dos Softwares de Licenciamento
No computador com acesso à internet que servirá como servidor de licenças:
Passo 1: Feche todos os softwares GE em execução no computador.
Passo 2: Remova hardware keys conectadas, se houver.
Passo 3: Faça o download do instalador da última versão do Common Licensing a partir de nosso FTP: ftp://ftp.aquarius.com.br/Automacao/Suporte/HARDKEY/HASP/M4/License/.
Passo 4: Execute o instalador como administrador (clique com botão direito > Executar como administrador).
Passo 5: Selecione a opção Install License Client (você pode selecionar as opções do Server, mas o uso do Client é mais simplificado).
Passo 6: Siga as instruções apresentadas para realizar a instalação do software
Passo 7: copie o instalador (baixado no passo 3) para um pendrive.
Nos computadores sem acesso à internet que serão licenciados (clientes):
Passo 8: Copie o instalador do Common Licensing do pendrive para o computador.
Passo 9: Siga as mesmas instruções fornecidas do passo 1 ao 6 do item anterior para instalar o License Client.
2. Geração do Arquivo de Solicitação de Ativação
Nos computadores sem acesso à internet que serão licenciados (clientes):
Passo 10: Inicie o License Client, assegurando-se de que não esteja conectado à internet.
Passo 11: certifique-se que a opção 4 “Yes, for a permanently offline computer” esteja sublinhada como método de ativação da licença, e que o status da conexão esteja “offline” no ícone indicador de conectividade (destacado em vermelho na figura abaixo).
ATENÇÃO: se esta ativação estiver sendo feita em uma máquina virtual offline, consulte o documento apropriado.
Passo 12: Em “Save request file to:” você poderá selecionar o diretório onde será salvo arquivo de solicitação, selecionando o botão com reticências (destacado em verde na figura abaixo). É necessário salvá-lo em um dispositivo portátil para a transferência de arquivos.
Passo 13: Digite ou copie e cole os códigos de ativação, encontrados no arquivo que foi enviado no CD ou no e-mail pela Aquarius Software e, após preencher todos os campos, clique no botão “Add Code”. Vários códigos podem ser inseridos de uma vez.
Passo 14: Quando a digitação dos códigos de ativação (que serão listados na caixa “Activation Codes”) estiver finalizada e o diretório de salvamento estiver selecionado, clique no botão “Generate File”. O arquivo será gerado e salvo no diretório selecionado – no caso, um dispositivo removível.
Passo 15: Transfira o arquivo gerado para a máquina conectada à internet através de um pendrive.
3. Geração do Arquivo de Resposta
Passo 16: Inicie o License Client ou o License Server e, caso tenha utilizado um pen drive ou outro hardware para armazenar o arquivo de resposta, insira-o no computador. Nas figuras de exemplo, será utilizado o License Client, mas o procedimento é o mesmo para o License Server.
Passo 17: A partir da página inicial, clique em “Complete Offline Process” (ou no Server, “Complete Offline Activation”). Em seguida, clique na opção “Generate a response file from an online computer”.
Passo 18: A partir da janela seguinte, selecione o diretório onde está o arquivo gerado na etapa anterior e o diretório onde será salvo o arquivo de resposta, e então, clique em “Generate File”.
O arquivo de solicitação será enviado para o servidor de licenças da GE e um arquivo de resposta é retornado para o computador, no diretório selecionado.
4. Ativação das Licenças
Passo 19: Transfira o arquivo de resposta para uma pasta no computador offline. Isto pode ser feito através de um pen drive ou de uma pasta compartilhada no servidor local, por exemplo.
Passo 20: Ainda no computador offline, clique na opção 3 “Use the response file to update licenses on the original offline computer”.
Passo 21: Selecione o arquivo de resposta do pen drive e clique em “Update Licenses”.
Passo 22: Execute o backup dos logs descritos no link Backup dos Arquivos para Recuperação de Licenças.