Indústria 4.0, IIoT e outros movimentos: O que realmente merece nossa atenção?
20/05/2019 – Indústria 4.0 (Ind4.0)
Quando trabalhamos com tecnologia, somos sempre desafiados a avaliar novas ideias. Muitas vezes nos perguntamos o que trazem de realmente novo, como poderiam impactar o nosso negócio e o quanto elas têm de discurso de marketing. Quem está no mercado industrial certamente já viu os termos Indústria 4.0, Industrial Internet of Things (IIoT) ou Smart Manufacturing em revistas ou eventos da área, e se fez essas perguntas.
Na realidade elas não são tecnologias ou arquiteturas de sistemas, como às vezes fazem parecer, mas iniciativas para fortalecer parques industriais regionais. Muitas delas têm uma motivação comum: retomar a capacidade de manufatura dos países ocidentais depois de mais de duas décadas de terceirização dessa função para países do oriente. Outras, porém, já são a resposta de países asiáticos a essa ameaça. Como exemplo de sua diversidade, os nomes de algumas delas divididas por região são:
Apesar de serem iniciativas diferentes, algumas até com interesses conflitantes, todas apostam no uso intensivo de tecnologia e compartilham algumas propostas comuns que merecem nossa atenção:
1. Integração dos Três Eixos
A integração de dados no eixo vertical, entre os sistemas corporativos e o chão de fábrica; horizontal, entre as empresas da cadeia de suprimentos; e do ciclo de vida, do produto desde o projeto até sua disposição. Essas não são ideias novas. Todas elas já são postas em prática por sistemas MES (Manufacturing Execution System), SCM (Supply Chain Management) e PLM (Product Lifecycle Management) que, apesar de estarem presentes há alguns anos, ainda apresentam um nível de adoção baixo no país.
A implantação desses conceitos, porém, é o fundamento da gestão industrial baseada em informação. Diferentemente da maioria dos outros conceitos, eles já apresentam um mercado de ferramentas e histórico de implantação bastante maduros.
Este assunto também foi notícia em: Assepro, Conexão Indústria 4.0, Channel 360°, Hubi 4.0, P&S e Ipesi Digital.